Projeto Laboratório de Suporte a Inovação (LSI) (Projeto de extensão) [PJ432-2024].
Coordenador do projeto: Benevid Félix da Silva
Área do conhecimento (CNPq): Tecnologia e Produção
Membros docentes da UNEMAT:
Emiliano Soares Monteiro
Francisco Sanches Banhos Filho
Tales Nereu Bogoni
DESCRIÇÃO RESUMIDA:
A inovação sempre foi um dos grandes pilares de evolução da sociedade e com o suporte da tecnologia pode contribuir para superar momentos de dificuldade. A exemplo disto, muitas empresas se reinventarão durante a pandemia para sobreviverem, como por exemplo, adotando serviços de entregas por drones, trabalho em casa (Home Office), etc. No entanto, muitas iniciativas ou negócios se esbarram em limitações técnicas de seus idealizadores e não conseguem se reinventar ou avançar no tempo pretendido. Essas limitações muitas vezes estão associadas a inúmeras deficiências individuais ou da equipe envolvida relacionadas principalmente a tecnologias de software e hardware. Prover conhecimento acerca de ferramentas de software, serviços e profissionais é uma das formas de ajudar a reduzir essas deficiências. Neste sentido, este novo projeto do LSI agrega ao suporte técnico e científico para iniciativas de inovação, um canal digital com conteúdo técnico acerca de ferramentas de software, hardware e relacionadas a inovação. Este canal visa atender de forma nacional, estudantes, profissionais liberais, empresas e/ou qualquer iniciativa de inovação. O canal irá agrupar material em vídeo, e assim como o suporte técnico e científico, irá contar com um corpo técnico formado por alunos, professores, e profissionais que queiram colaborar com a iniciativa. O material será organizado de forma temática, tendo como principal meio de divulgação as mídias sociais, como Youtube, Instagram, etc.Além do canal, o LSI visa manter, como feito nos anos anteriores, o atendimento à iniciativas de inovação, contudo, agora de forma presencial. A forma de suporte se dará por meio de consultoria gratuita e/ou parcerias com empreendedores, pequenas e médias empresas.
OBJETIVOS:
O objetivo geral deste projeto de extensão universitária é promover a interação entre a universidade e as empresas locais por meio do desenvolvimento de softwares web, IoT, desktop e protótipos utilizando tecnologias modernas. O projeto visa capacitar os acadêmicos de Sistemas de Informação, permitindo-lhes aplicar o conhecimento adquirido em sala de aula na resolução de problemas reais enfrentados pelas empresas da cidade. Dessa forma, busca-se atender às demandas específicas da comunidade empresarial, oferecendo soluções personalizadas que contribuam para a modernização e eficiência dos processos locais. Além disso, o projeto se propõe a desenvolver softwares de alta qualidade, com interfaces intuitivas, desempenho otimizado e segurança robusta, ao mesmo tempo em que proporciona aos estudantes uma experiência prática enriquecedora. Essa vivência inclui o desenvolvimento de habilidades técnicas e socioemocionais, como trabalho em equipe, gestão de projetos e resolução de problemas, preparando-os para o mercado de trabalho enquanto reforça o compromisso social da universidade com o desenvolvimento regional.
METODOLOGIA:
A principal ação do Laboratório de Suporte a Inovação é atender o público interessado em suporte técnico e científico. Para isto, uma das primeiras atividades é montar um plano de ação para divulgar a existência do Laboratório para a sociedade. Neste ponto, o uso de mídias sociais, parceirias com entidades e outros se faz necessário. A forma de suporte se dará por meio de consultoria gratuita e/ou parcerias com empreendedores, pequenas e médias empresas. Os atendimentos ao público devem ser disponibilizadas diferentes canais de comunicação, adotando preferencialmente o canal digital, através de mídias sociais, comunicadores (WhatsApp, Telegram, Skype, Zoom) e outros. Será disponibilizado o canal presencial, com atendimento na sala L18 do Bloco L, Campus Universitário de Sinop, sede do projeto. Os interessados serão direcionados conforme suas necessidades e interesse. Neste caso, a demanda é alocada para um profissional com a expertises necessária, seja um participante do projeto, um colaborador ou uma instituição externa. O suporte local será inserido gradativamente conforme disponibilidade de recursos financeiros e espaço físico cedido pela Universidade. Neste caso, é pretendido ao longo do tempo a estruturação de uma FabLab para que os profissionais possam dar um maior suporte ao desenvolvimento de produtos tecnológicos. As ações serão mapeadas e revisitadas periodicamente, sendo documentado de forma objetiva todo o processo. O suporte oferecido será avaliado a fim refinar o ciclo de suporte às demandas existentes e futuras. Em paralelo aos atendimentos, o CANAL DIGITAL será frequentemente alimentado por conteúdos gerados pela equipe do projeto e/ou colaboradores. Os temas serão discutidos em equipes ou identificados através de demandas externas. Os conteúdos serão organizados conforme o contexto e publicados preferencialmente no Youtube e Instagram do projeto. O conteúdo publicado será avaliado mensalmente conforme engajamento social, comentários e número de visualizações. O CANAL DIGITAL será público e com acesso livre a todos na Internet e todo o conteúdo terá moderação LIVRE. Ao término do projeto será documentado todas as iniciativas e gerado um relatório a ser encaminhado para a PROEC. Além disso, serão discutidas as ações mais relevantes para os próximos anos.
Vagas: 10 discentes.
Público alvo: 30.