Projeto Inovação em Sistemas de Informação (ISIS) (Projeto de extensão) [PJ134-2025].
Coordenador do projeto: Emiliano Soares Monteiro
Área do conhecimento (CNPq): Tecnologia e Produção
Membros docentes da UNEMAT:
Benevid Félix da Silva
Francisco Sanches Banhos Filho
Ivan Luiz Pedroso Filho
DESCRIÇÃO RESUMIDA:
O projeto Inovação em Sistemas de Informação (ISIS) unifica inovação tecnológica e impacto social ao criar produtos tecnológicos à comunidade e preparar os graduandos para o futuro. Este projeto de extensão universitária se destaca por sua proposta inovadora e transformadora. Através do desenvolvimento de sistemas de informação personalizados, utilizando tecnologias de ponta, buscamos atender às demandas mais urgentes da comunidade local, promovendo o seu desenvolvimento social e econômico. Para os graduandos, o projeto oferece uma experiência prática imersiva, onde podem aplicar o conhecimento teórico adquirido em sala de aula, desenvolver novas habilidades e aprimorar seu perfil profissional. Ao final deste projeto de extensão, espera-se que as necessidades das empresas locais sejam atendidas por meio do desenvolvimento de soluções de software específicas, com a implementação efetiva dessas ferramentas nas organizações da cidade. O objetivo é gerar benefícios tangíveis para as empresas da comunidade, demonstrando o potencial dos acadêmicos na resolução de problemas reais e no apoio ao crescimento econômico local. Como resultado, espera-se que os alunos adquiram um conjunto sólido de habilidades técnicas e competências profissionais, capacitando-os a enfrentar com sucesso os desafios do mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que contribuem para o fortalecimento do ecossistema empresarial regional
OBJETIVOS:
O objetivo geral deste projeto de extensão universitária é promover a interação entre a universidade e as empresas locais por meio do desenvolvimento de softwares web, IoT, desktop e protótipos utilizando tecnologias modernas. O projeto visa capacitar os acadêmicos de Sistemas de Informação, permitindo-lhes aplicar o conhecimento adquirido em sala de aula na resolução de problemas reais enfrentados pelas empresas da cidade. Dessa forma, busca-se atender às demandas específicas da comunidade empresarial, oferecendo soluções personalizadas que contribuam para a modernização e eficiência dos processos locais. Além disso, o projeto se propõe a desenvolver softwares de alta qualidade, com interfaces intuitivas, desempenho otimizado e segurança robusta, ao mesmo tempo em que proporciona aos estudantes uma experiência prática enriquecedora. Essa vivência inclui o desenvolvimento de habilidades técnicas e socioemocionais, como trabalho em equipe, gestão de projetos e resolução de problemas, preparando-os para o mercado de trabalho enquanto reforça o compromisso social da universidade com o desenvolvimento regional.
METODOLOGIA:
1. Levantamento e Análise de Requisitos Objetivo:
Identificar as necessidades e demandas específicas das empresas ou da comunidade local. Ação sugerida: Os alunos realizarão visitas e entrevistas com stakeholders (empresas da comunitários e/ou seus usuários finais), com o objetivo de mapear os requisitos de necessidades de sistemas. Será incentivada a aplicação de levantamento de dados. Este processo estimula a articulação do ensino com a pesquisa ao explorar metodologias de análise de requisitos com base em estudos de caso reais. [Template de documento para esta fase], quando aprovado, envie seu relatório de final de fase neste [link].
-----------------------------------------
2. Definição do Escopo e Planejamento Objetivo:
Delimitar claramente as funcionalidades, prazos e recursos necessários para o desenvolvimento do projeto. Ação sugerida: A partir da análise de requisitos, os alunos, sob a orientação dos professores, irão definir o escopo do projeto, especificando as funcionalidades essenciais para um futuro desenvolvimento. Será abordada a metodologia ágil de gestão de projetos. A prática de planejamento reforça o vínculo entre teoria e prática, preparando os alunos para cenários empresariais dinâmicos. [Template de documento para esta fase], quando aprovado, envie seu relatório de final de fase neste [link].
-----------------------------------------
3. Design e Prototipação Objetivo:
Criar protótipos e de interface para testar ideias iniciais com os stakeholders. Ação sugerida: Nesta fase, os alunos irão desenvolver wireframes, protótipos interativos e/ou modelos de interface de usuário (UI) utilizando ferramentas de design . A prototipação será realizada em estreita colaboração com os stakeholders, incluindo feedback constante das empresas. Este processo permitirá que os alunos explorem abordagens de design e também coloquem em prática conceitos de pesquisa em interação humano-computador (HCI). Além disso, os alunos terão a oportunidade de realizar testes com usuários reais. [Template de documento para esta fase], quando aprovado, envie seu relatório de final de fase neste [link].
-----------------------------------------
4. Desenvolvimento do Software Objetivo:
Codificar as funcionalidades do sistema conforme os requisitos definidos e o design elaborado. Ação sugerida: A fase de desenvolvimento será realizada com o auxílio de ferramentas e linguagens de programação adequadas ao tipo de software ou protótipo (web, IoT, desktop). Os alunos irão aplicar conceitos de engenharia de software, como versionamento de código e boas práticas de desenvolvimento e documentação. Criando uma forte articulação entre teoria acadêmica e as demandas do mercado de trabalho. [Template de documento para esta fase], quando aprovado, envie seu relatório de final de fase neste [link].
-----------------------------------------
5. Testes e Depuração Objetivo:
Garantir que o software funcione corretamente e esteja livre de erros. Ação sugerida: Os alunos irão realizar uma série de testes, incluindo testes de funcionalidade, usabilidade e performance. Durante essa fase, será enfatizada a importância de testes no contexto empresarial, permitindo que os alunos articulem a teoria de testes com os desafios reais encontrados durante o desenvolvimento. [Template de documento para esta fase], quando aprovado, envie seu relatório de final de fase neste [link].
-----------------------------------------
6. Implementação e Avaliação Objetivo:
Colocar o software ou protótipo em funcionamento no ambiente real e coletar feedback. Ação sugerida: Após o desenvolvimento, os alunos participarão da implantação do sistema no ambiente real das empresas. Será realizado um monitoramento do desempenho do software, juntamente com a coleta de feedback dos usuários finais. Os alunos poderão aplicar surveys ou entrevistas, para verificar a solução. [Template de documento para esta fase], quando aprovado, envie seu relatório de final de fase neste [link].
-----------------------------------------
7. Documentação e Disseminação Objetivo:
Documentar o processo e os resultados do projeto para disseminação do conhecimento gerado. Ação sugerida: A documentação do projeto será realizada pelos alunos, incluindo a descrição dos requisitos, processos de desenvolvimento, código-fonte, testes realizados, e feedback dos usuários. A disseminação de resultados servirá tanto para enriquecer o aprendizado dos alunos quanto para impactar positivamente as empresas e outros trabalhos acadêmicos futuros. [Template de documento para esta fase], quando aprovado, envie seu relatório de final de fase neste [link].
-----------------------------------------
8. Avaliação e Encerramento Objetivo:
Avaliar os resultados do projeto e refletir sobre o aprendizado adquirido. Ação sugerida: A avaliação final do projeto será realizada com reunião com os alunos, comentando cada dificuldade e avanço ao longo do projeto (similar a uma sprint de retrospectiva Scrum), promovendo um espaço de reflexão sobre o processo de desenvolvimento. O encerramento do projeto envolverá a análise do impacto gerado nas empresas e a possibilidade de continuidade ou expansão do projeto para novas demandas. [Template de documento para esta fase], quando aprovado, envie seu relatório de final de fase neste [link].
Vagas e período:
Vagas: 25 discentes.
Público alvo: 30.
Período: 07/04/2025 a 07/04/2026.
Aprovado em: 16/04/2025.
O aluno deverá apresentar um plano de trabalho contendo:
Título da Ação: (exemplo: 1. 2. Levantamento e Análise de Requisitos)
Empresa/Instituição:
Responsável da Empresa:
Nome do Acadêmico:
Objetivo da Ação:
Atividades a Serem Desenvolvidas: (exemplo... na fase: uma das fases relacionadas no cronograma abaixo)
1. [Descrição da atividade 1]
2. [Descrição da atividade 2]
3. [Descrição da atividade 3]
4. [Descrição da atividade 4]
5. [Descrição da atividade 5]
Cronograma das Atividades:
OBSERVAÇÃO: quando o aluno elaborar seu plano de atividade deve levar em consideração até 12hs por semana.
CRONOGRAMA:
Atenção para o cronograma:
Considerando que a pró reitoria de extensão demorou para aprovar o projeto, a reunião com os professores orientadores e o plano de trabalho poderá entregue até 23/04/2025, agente com seu orientador a reunião. Envie via email seu plano de trabalho com a estrutura mencionada acima, após conversar com seu orientador primeiro!
PROCESSO DE INSCRIÇÃO:
1. Converse pessoalmente com um membro do projeto (coordenador e/ou professor).
2. Faça a inscrição via SIGAA.
3. Elabore o Plano de Trabalho e encaminhe ao professor para aprovação (use o formulário abaixo).
4. Após revisão, obtenha a assinatura do responsável pela empresa e devolva o plano assinado.
5. Inicie as atividades após a aprovação.
INSCRITOS:
DOCUMENTAÇÃO:
O projeto ISIS, segue a mesma lógica do projeto LSI, consulte a documentação do LSI aqui.
Agendamento de reunião e envio de ideia inicial:
Use este formulário para enviar o plano de trabalho e marcar uma reunião com seu orientador.
ATENÇÃO: Esta página poderá sofrer alterações sem aviso prévio.